Já precisou comprar uma fechadura? Já foi ou ligou para uma loja e te perguntaram qual o tamanho da fechadura? E você se pergunta, essas medidas não são padronizadas? A porta é nova ou já tem furação?
Pois é, existem coisas que pensamos que nunca vamos fazer na vida, mas de vez em quando, a vida nos prega uma peça. Foi observando os vendedores da Requinte que percebi o quanto eu não sei nada de fechaduras e quanto uma “assessoria” especializada pode fazer toda a diferença!
Fechaduras novas, velhas, eletrônicas, Blim-Blim, de segurança, chaves multiponto, trinco, lingueta e rosetas; são muitas as alternativas, marcas, modelos e preços...
Mas uma situação não muito corriqueira (para nós leigos) que me chamou a atenção, quando a fechadura de uma casa precisa ser trocada, junto com ela uma porção de coisas passa pela nossa cabeça, qual comprar? Como faço para sair de casa ou entrar? Como vou fazer deixar a porta aberta? Como retirar a fechadura? Quem faz esse serviço? E por fim qual o tamanho preciso?
Bom, foi pensando nisso que a Requinte preparou um diagrama bem simples para que seus clientes possam fornecer as principais medidas para que possamos dar uma idéia de alternativas e preços:
De acordo com os especialistas da Requinte, as principais medidas são a distância da porta até a centro do cilindro ou miolo (medida A ou distância de broca) e a medida do centro do cilindro ou miolo até o centro do eixo da maçaneta (medida B ou distância entre eixos).Não é por acaso que elas são as principais, são onde estão os furos visíveis na porta.
As medidas “E” e “F” (Trinco e Lingueta) e as medidas “C” e “D” (Caixa) também são importantes, mas na maioria das vezes elas podem ser ajustadas e acabam não interferindo muito na escolha da fechadura.
Da próxima vez que precisar trocar a sua fechadura lembre-se destas medidas, elas ajudarão muito na escolha na sua nova fechadura e facilitarão muito os vendedores a sugerir a melhor solução; e se puder, leve a sua fechadura até a loja e mostre aos nossos vendedores!